Uma gravidez após uma perda gestacional, seja aborto, uma perda tardia ou até após uma perda neonatal não é algo pelo qual se passe de coração leve. Para muitas pessoas, a percepção de uma nova gestação indica que, agora que há um outro propósito, a dor ficará esquecida. No entanto, para uma família que passou por um trauma como este, esta não é a realidade. Nesta página, procuramos dar informação e apoio para uma gravidez após uma perda gestacional.
Se este é o seu caso, não está sozinha(o).
Para muitos pais que passaram por uma perda, descobrirem que estão “grávidos” de novo pode trazer muitas emoções ao de cima. Desta forma, a esperança, o entusiasmo, o medo e a ansiedade, entre outros sentimentos são, por norma, uma constante numa gravidez após uma perda.
Assim, pode sentir-se cautelosamente otimista ou assoberbado por preocupação — quase expetante que algo vá correr mal — ou até estar a equilibrar os dois.
Enquanto que, para alguns pais, a gravidez pode ser reconfortante, para outros pode ser um tempo de grande ansiedade; inclusive com sentimentos de culpa em relação ao bebé que perderam.
No entanto, todos estes sentimentos são normais. Somos humanos e, como tudo, vamos lidando: um dia de cada vez.
Recordamos também que, apesar de estar numa viagem diferente, procurar ajuda é importante para a ajudar a lidar com esta nova aventura.
Como percebemos que todas as gravidezes são diferentes e, especialmente desafiantes depois de uma experiência como a perda de um bebé, oferecemos aqui o que esperamos ser um bocadinho de informação, companhia e apoio para uma gravidez após uma perda gestacional.