Categorias
Infertilidade

Infertilidade: causas e percursos

Percurso de uma pessoa ou casal que sofre de infertilidade

A definição de infertilidade passa pela incapacidade de um indivíduo ou casal conseguir engravidar sem ajuda médica ao longo do período de um ano.

Assim, quando um casal (ou pessoa) chega a este tempo, procura, por norma, aconselhamento médico. Inicialmente, o primeiro contacto é o médico de família ou obstetra, que irá recomendar cuidados hospitalares através de consulta de infertilidade e/ou centros de reprodução medicamente assistida.

Primeiramente, será feita uma consulta de cuidados pré-concepcionais onde é feita uma avaliação geral da pessoa ou casal. Aí, são discutidos assuntos como riscos de anomalias reprodutivas, o impacto do estilo de vida e imunidade a doenças infeciosas. Igualmente, será também benéfico abordar o peso físico e emocional que o tratamento de fertilidade pode trazer ao casal.

Uma vez estabelecida a infertilidade do casal, serão oferecidas hipóteses para que se obtenha uma gravidez medicamente assistida.

Procriação Medicamente Assistida (PMA)

De acordo com dados disponíveis, em Portugal, tratamentos PMA permitiram o nascimento de cerca de 3% de crianças em 2016.

Existem vários tipos de PMA:

  • Inseminação artificial ou inseminação intrauterina
  • Fertilização in Vitro (FIV)
  • Injeção intracitoplasmática de espermatozoide
  • Transferência de embriões criopreservados

Em qualquer dos casos, lembramos a importância dos cuidados que devem ser tomados durante estes tratamentos, desde o cumprimento rigoroso da medicação a uma alimentação equilibrada. Além disto, convém também mencionar que um tratamento de procriação assistida nem sempre tem um final feliz, podendo não ter sucesso ou resultar numa perda gestacional.

A todas as mamãs e papás que lidam com esta realidade todos os dias, cuidem de vocês. É um processo doloroso e de pesado valor emocional que vai testar a vossa jornada na maternidade. Muita força, paciência e carinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *