Apoio para familiares e amigos

Apoio para familiares e amigos

Esta secção de apoio para familiares e amigos é dirigida aos avós, primos, tios, colegas e amigos dos pais. Por isso, cada um que a lê, terá uma relação diferente com o bebé e a sua família. Lamentamos imenso que um bebé importante para si tenha morrido.

Ainda assim, sabemos que esta é uma altura muito desgostosa e difícil para os pais, para si e toda a família. Também queremos dar apoio para familiares e amigos e para isso serve esta página específica. Logo, é importante que procure apoio se precisar e tenha noção do impacto que a morte tem em si e naqueles à sua volta.

Para além disso, é também importante ter consciência do que deve ou não dizer aos pais do bebé.

Apoio para familiares e amigos: como pode ajudar

Oferecer apoio é, por vezes, complicado. Todavia, o nível de envolvimento depende do quanto você quiser ou sentir certo. Para além disto, vai também ser influenciado pela relação que partilha com os pais e como lidou com problemas comuns no passado.

Alguns pais precisam de tempo e privacidade e de passar pelas coisas sozinhos. Ainda que certos pais queiram falar, há outros que preferem manter-se em silêncio ou falar com alguém diferente.

O que pode fazer para ajudar:

  • Ajudar em casa;
  • Torne-se disponível se for preciso organizar um funeral ou cerimónia;
  • Usar o nome da criança: se os pais deram o nome ao bebé e gostariam que as pessoas usassem o nome, é importante que o faça;

Talvez queira ler também: