Infelizmente, por vezes, um bebé nasce, aparentemente saudável ou não, e morre durante os primeiros 28 dias de vida. A esta morte dá-se o nome de Perda Neonatal.
Caso esta seja a sua realidade, lamentamos imenso e esperamos que encontre esclarecimento e conforto aqui.
Nem sempre é claro porque é que o seu bebé não sobreviveu. Por vezes a resposta pode ser visível e noutros casos poderá ser necessária uma autópsia para averiguar o que aconteceu.
Causas comuns de perda neonatal
Grande parte das perdas após o parto estão ligadas ao nascimento prematuro: quando os bebés nascem demasiado cedo ou pequenos estão mais em risco de contrair infeções e outros problemas de saúde. No entanto, existem razões pelas quais um bebé não sobrevive, mesmo a tempo inteiro, incluindo:
- Doenças genéticas
- Complicações durante e após o parto
- Infeções
Apoio prático e emocional
Perder um bebé é um acontecimento trágico e devastador. Para além de lidar com as suas emoções nos dias, semanas e meses depois da perda, vai também ser confrontado com certas decisões e opções:
- Perceber que vai ter de planear e organizar um funeral.
- Organizar uma celebração
- Entender como o seu corpo muda depois do parto, mesmo que o bebé não sobreviva:
- O seu corpo não vai perceber que o seu bebé não sobreviveu e todas as mudanças que ocorrem durante a gravidez e no pós parto vão continuar;
- Poderá continuar a produzir leite, as estrias poderão despoletar sentimentos de perda. A recuperação física do parto continua.
- As suas hormonas continuam desenfreadas e isso afeta o seu humor e ânimo.
- Autópsia;
- Registar o nascimento e morte do seu bebé.
Devido a complicações da gravidez e desenvolvimento do bebé, alguns pais são alertados que o seu bebé pode morrer durante ou pouco depois do parto, enquanto que outros são surpreendidos com o rápido agravamento do estado de saúde do bebé. Ambas situações são impossíveis e o sentimento de incapacidade de ajudar é enorme. No entanto, saiba que a culpa não é sua. Tudo o que o seu bebé conheceu foi amor.
Perder um bebé é traumático e trágico e o período de luto dura uma vida. Por favor, procure ajuda se precisar e não sofra em silêncio.
Talvez queira ler também:
- Ser psicólogo e a importância de o ser
- A perda gestacional e neonatal e a perturbação de pânico
- Como lidar com o Natal após a perda gestacional
- Trauma encapsulado: A importância de pedir ajuda
- Como lidar com a perda gestacional: alguns conselhos