Engravidar depois de perder um bebé

Engravidar depois de perder um bebé

Uma das questões que se pode perguntar depois da morte de um bebé é se alguma vez terá outro. Amigos e familiares podem encorajá-la a engravidar de novo como forma de a animar. Mas é importante que recupere da maneira certa para si e em honra do seu bebé. A decisão é sua. Engravidar depois de perder um bebé pode ser desafiante e nesta página mostramos o que deve ter mente se quiser voltar a tentar.

Engravidar depois de perder um bebé

Engravidar depois de perder um bebé

Se decidir engravidar depois de perder um bebé, é melhor que espere até que todas as questões médicas sejam resolvidas. Estas podem incluir condições que afetam a mãe, uma doença durante a gravidez ou até cicatrizes do parto. Pode também optar por esperar por “luz verde” do médico antes de tentar de novo. Se a autópsia ao bebé revelar algo significativo, ou se se deparar com a infertilidade, por favor considere isto antes de recomeçar a tentar.

Se descobrir que está grávida, ou que a sua parceira está grávida, pode ser complicado partilhar as novidades ou deixar-se sentir entusiasmada(o) sobre ter um bebé. Tal como no luto, o seu parceiro(a) pode não partilhar dos mesmos sentimentos sobre a gravidez que você, o que pode ser bastante desafiador.

Engravidar depois de perder um bebé é desafiante, porque, depois de uma experiência de perda, vai estar muito consciente que nem todas as gestações acabam bem. Se tiver outros filhos, eles também se podem lembrar do período em que o seu irmão morreu e ter medo que aconteça de novo.

Cuidados Pré-natais

Ainda que alguns pais voltem para a mesma maternidade e cuidados da mesma maternidade, outros preferem não reviver experiências no mesmo local. Se não tiver a escolha sobre onde ir, ou outro hospital, pode sempre pedir para estar sob os cuidados de uma equipa diferente e não lidar com as mesmas pessoas se isso a deixar mais confortável.

É natural que seja ainda mais cautelosa e sentir-se ansiosa nesta altura.

Se houver alguma coisa sobre a sua gravidez que a preocupe, é essencial que partilhe isto com a equipa médica.

Se for a mãe, pode sentir-se especialmente nervosa durante esta gestação. Pode pedir ecografias extra para a assegurar que está tudo bem.

Recomendamos que para qualquer gravidez, haja um período de pré-concepção consciente. No entanto, depois de uma perda, este sentimento de fazer todo o possível, ao nosso controlo, para uma futura gravidez ser bem sucedida, vai estar realçado. Pode ler aqui mais sobre a preparação e acompanhamento numa gravidez seguinte.

Gravidez pós-perda: Relacionar-se com o bebé

Para a maioria dos pais, pensar no quarto e escolher as roupas do bebé é uma experiência emocionante. Quando o seu bebé anterior morreu, pode ser muito difícil sentir-se confiante fazer preparações para a chegada deste bebé. Como anteriormente, pode sempre falar com alguém sobre a sua ansiedade e talvez pedir a um familiar que a ajude com coisas práticas como compor a mala para o hospital ou fazer compras para o bebé consigo. Pode sentir-me mais à vontade se esperar até o bebé nascer antes de fazer mais preparações.

Engravidar depois de perder um bebé pode fazer com fazer com que sinta medo de criar relações com o bebé. Pode ter medo de amar o novo bebé e formar ligações até se sentir confiante que o seu bebé está vivo e saudável. É completamente natural que se sinta assim. Pode também sentir-se super protetora do seu bebé quando nascer.

Engravidar depois de perder um bebé