Luto depois de perder um bebé

Cada pessoa tem o seu próprio processo de luto. Como perder um bebé é um acontecimento muito difícil, este leva todo um processo e tempo.

Deste modo, para este processo, pode ser importante, por exemplo, recordar e homenagear o seu bebé.

Perder um bebé deixa várias marcas e há muito poucas memórias que podem ajudar a processar a dor que os pais e familiares sentem. Por exemplo, acender uma vela pode ser, um ritual de luto.

Caixinhas de memória

Caixas de memória podem ajudar a capturar os momentos que teve com o seu bebé. Aqui, é onde pode colocar lembranças e coisinhas do bebé.

Isto pode incluir fotos, roupa, cobertores, cartões que pode receber, madeixas de cabelo, impressões das mãos ou pés. Pode também incluir items que deseja, como por exemplo sonogramas ou testes de gravidez que guardou. Posteriormente, estas caixas podem ser continuadas durante o futuro para incluir coisas que celebrem aniversários ou datas especiais.

Nos hospitais pode haver mais ou menos atenção a momentos para criar recordações com o seu bebé. Não tenha medo de perguntar. Pode não ser possível fazer tudo – nem todos os bebés nascem no mesmo tempo de gestação e por vezes isto não é fácil.

Luto depois de perder um bebé

Lembranças que continuam

Para além dos itens que pode guardar durante os seus dias no hospital, há outras maneiras de recordar o seu bebé; poemas, cartas, joalharia, etc.

Leia mais sobre o luto e a ajuda que está à sua disposição.

Talvez queira ler também