Apoio à perda gestacional e neonatal: Grupos e associações
Agora, juntamos uma lista de páginas de apoio à perda gestacional ou perda gestacional que oferecem ajuda, grupos de apoio, fóruns e informação que podem ser úteis.
Como uma de nós vive em Londres, a ajuda que apresentamos baseia-se mais em instituições de apoio emocional, do que em apoio médico. Deste modo, muitas das páginas listadas são inglesas.”
Nacionais
- A Associação Projecto Artémis é uma instituição sem fins lucrativos que tem como foco de trabalho o apoio a casais que perdem bebés durante a gestação. Podem também aceder à sua página de Facebook onde podem encontrar informação sobre eventos, notícias e partilha de testemunhos;
- O projeto Pais Coragem tem como missão acolher e apoiar os pais que perdem o seu filho durante a gravidez.Oferece aos pais momentos de partilha da sua dor, amor e ferramentas para caminharem no seu processo de luto.
- O Grupo Acreditar, fundado no Alentejo, está direcionado a pais que sofreram perdas gestacionais ou infantis e aposta em encontros para ajuda mútua e partilha de experiências.
- Blog com discussões sobre luto e ajuda psicológica – note que o luto não se limita a perdas gestacionais ou infantis.
Internacionais
- Com origem no Reino Unido, a Sands foca-se no apoio e suporte emocional para todos os pais que sofreram perdas gestacionais tardias ou neonatais. Por exemplo, esta associação oferece encontros de grupos de apoio e promove a quebra do tabu deste tipo de perda. Para além disso, investe ainda em estudos para reduzir a perda de bebés.
- Organização do Reino Unido que se compromete a reduzir perdas gestacionais de qualquer tipo e infantis. Investe fortemente na parte de investigação e com clínicas de apoio médico e emocional para futuras gravidezes e estudos para a redução e prevencão da morte de bebés.
- Para apoio emocional e mútuo e divulgação das perdas gestacionais. Trata-se de uma instituição de apoio social que procura trazer conforto aos pais, ao produzir e oferecer caixas de memórias e os seus famosos ursos de peluche a hospitais. Desta forma, os pais têm a oportunidade de fazer memórias com os seus bebés que se perdem numa fase tardia da gravidez.
- Oferece apoio mútuo e psicológico a pais com perdas em qualquer altura na vida de um bebé e criança. Oferece também cerimónias online (transmitidas na página e no Facebook) para ajudar a celebrar todos os bebés que não trazemos para casa. Estes momentos que podem ser assistidos por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo é especialmente apreciado por pais que não têm a oportunidade de se despedirem dos seus bebés.
Perda Gestacional e Neonatal nos média
Compilamos também, notícias e entrevista nos média sobre o tema, caso queira ver.

