Despedir-se do seu bebé: Em caso de funeral…
Despedir-se do seu bebé pode implicar também a realização de um funeral, que em alguns casos é obrigatória por lei.
Em Portugal, segundo está descrito nesta notícia do jornal Público, “na morte fetal espontânea com mais de 24 semanas de gestação é obrigatório certificado de óbito e o funeral.”
No caso da Interrupção Médica da Gravidez ou morte fetal espontânea com menos de 22 semanas nunca há certificado de óbito nem funeral. Nos casos intermédios, a morte fetal espontânea entre as 22 e as 24 semanas, cabe ao casal optar por certificado de óbito e funeral ou não.
Cerimónias
Se decidiu organizar um funeral pessoalmente, vai ter de pensar sobre o tipo de cerimónia gostaria de ter. Certamente, para muitos pais, este é o primeiro funeral que alguma vez tiveram de organizar ou até presenciar.
Por causa disso, há casais que podem descobrir diferenças nas suas preferências e que precisam de algum tempo para decidir o que fazer. Pode também discutir isto com as pessoas da funerária e eles serão capazes de oferecer um serviço básico.
Despedir-se do seu bebé: Enterro
Se organizar pessoalmente o enterro será num tumulo individual, tal como seria para um adulto. Apesar de nem sempre ser possível ter uma lápide, poderá sempre visitar e trazer flores e outros itens pequenos.
Cremação
Há certas coisas a ter em conta com as cremações:
- No evento de uma cremação proporcionada pelo hospital, há a possibilidade de ser conjunta e pode não receber cinzas
- O tamanho do seu bebé pode também não resultar em cinzas – se o seu bebé for muito pequeno pode não haver cinzas, uma vez que estas poderão ser absorvidas pela câmara ardente.
Pode espalhar as cinzas do seu bebé onde achar que é melhor para si ou num sítio especial. Normalmente, nos crematórios existem áreas onde pode fazer isto também.
Preparar o seu bebé para o funeral
Pode desejar lavar e vestir o bebé pessoalmente. Caso o seu bebé tiver recebido uma autópsia, pode perguntar se há marcas visíveis. Ao invés de fazer isto pessoalmente, pode também deixar esta ação para a equipa funerária.
Dependendo do tamanho e condição do bebé, pode querer determinada roupa ou um cobertor. Nestas situações, pode também querer incluir itens especiais no caixão como um brinquedo, carta ou poema.
Alguns pais guardam estas lembranças consigo.
Caso tenha outras crianças, pode incluí-las pedindo que façam um desenho ou escrevam uma carta.
Se tiver decidido cremar o bebé, pode perguntar à equipa da funerária se pode incluir itens com o seu bebé.
No caso do seu bebé ter vivido na unidade de cuidados intensivos para bebés, esta pode ser a primeira vez que veste o bebé, uma vez que no hospital normalmente só se utilizam fraldas.
2 comentários a “Despedir-se do seu bebé”
Meu nome é Débora, fui mãe do Levi ate as 25 semanas!
Descobrimos com 11semanas que ele tinha Síndrome de Edwards e algumas má formações, foi sugerido interromper a gestação, mas eu e meu esposo decidimos seguir até o dia que chegasse sua hora de ir por conta propria!
Assim
Aconteceu com na quinta-feira dia 28/11 entrei e trabalho de parto e fiquei internada até dia 01/12 qundo ele nasceu
Foi um parto mt difícil e doloroso mas conseguimos por ele, e ele entrou em óbito assim que nasceu!
Hoje estou recuperando do resguardo que n tem sido fácil, peitos empedrados, dores absurdas
Mas estou em paz que consiguimos no tempo dele e isso compensa tudo
Hoje fica a recuperação física que não é nada fácil e tbm lhe dar com a perda, o luto é o vazio.
Um abraço muito apertado! Lamentamos muito a sua perda! Estamos aqui!