Categorias
Testemunhos Testemunhos Perda Precoce

Tatiana

Soube que estava grávida em Março, uma gravidez desejada e planeada, análises pré-natal feitas, apoio na nutricionista.

Marquei de imediato consulta obstetrícia e estava tudo bem. Às 8 semanas, lá fui eu para consulta de rotina, mas… Infelizmente o bebé não tinha batimentos cardíacos. Vi logo que algo não estava bem, o silêncio, o semblante da médica.
A equipa médica foi muito querida, explicaram tudo, talvez porque a médica já tinha passado pelo mesmo, ou, espero, porque as coisas estão a mudar.
Tinha um Aborto retido.

O pai não pôde entrar, ficou no carro e também ele foi apanhado de surpresa. Também ele tinha dúvidas que eu, por ser profissional de saúde, a custo fui explicando. Mas e quem não sabe? Quem não é da área? Senti um vazio tão grande…

(…) ajudaram -me com palavras que pareciam abraços.

Mas voltando ao aborto retido, optámos por esperar uma semana para ver se a expulsão acontecia naturalmente. Foi angustiante. Psicologicamente muito difícil. Difícil expressar por palavras. O corpo não colaborou, tomei os comprimidos.

Disse à médica que sou caso raro pois não tive dores físicas, só hemorragias (físicas e psicológicas). Um processo doloroso psicologicamente. Algo que ninguém está preparado.

Agradeço o apoio do meu marido, pais e, acima de tudo, de amigas que tinham passado pelo mesmo e que me ajudaram com palavras que pareciam abraços.
Abraços que nesta fase de pandemia fizeram muita falta.

Sou aromaterapeuta certificada, trabalho maioritariamente com grávidas, recém-mamãs e bebés. E nunca tinha pensado neste lado da maternidade.

Os óleos essenciais ajudaram -me a descansar um pouco melhor a nível emocional foram um grande complemento, juntamente com apoio psicológico.
Não sei se foi o destino, mas a partir de agora estou também disposta a ajudar outras mulheres que passem pelo mesmo. Se puder ajudar de alguma forma estou disponível.

Um bem-haja e grata pela página que ajudará muitas famílias e mulheres ❤

5 comentários a “Tatiana”

É importante estas partilhas, quando passamos por algo semelhante ouvimos que “acontece muitas vezes” mas… não é um assunto falado nem partilhado, e se fosse… talvez doesse um pouquinho pequenino menos.
Um beijinho, sabes que estou aqui!

Obrigada pela partilha, também eu sofri um aborto retido a 18/09/2022 e confirmo que dói muito fisicamente e psicologicamente. Encontro-me ainda de baixa a recuperar em casa faz segunda-feira 3 semanas que ocorreu a expulsão, vi coisas que ninguém merece ver…
A unica diferença é que ocorreu tudo naturalmente sem ser necessário recorrer a medicação, após quase 15 dias de perdas de sangue, muito cansaço físico e psicológico estou a tentar recuperar estou há 10 dias do fim da licença espero recuperar e seguir com forças.
Obrigada e felicidades.

Falar deste tema é algo muito raro, pela dor psicológica que é. Mas partilha é muito importante para ajudar outras mulheres, o afeto o carinho e o apoio ajuda imenso. Nunca passei pela situação, mas acredito que seja importante o apoio.
Parabéns pela tua partilha, acredito que venha ajudar muitas outras mulheres que passam por isto. Não é necessário “sofrer” sozinha. Um beijinho grande

Sinto pela sua perda. Já tive um aborto espontâneo há uns cinco anos. Agora, com nove semanas, soubemos que não há batimentos.
Quero muito saber o que você tomou. Como a aromaterapia ajudou. Como posso ajudar o meu corpo a seguir em frente, sem precisar passar pelo hospital. Até este momento, não tive o que se pode chamar de apoio, e não tenho com quem contar. Meu marido está também arrasado, e não quero sobrecarregá-lo mais.
Fico na esperança de ter algum auxílio vindo daqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *