Não há de facto muitos livros sobre a perda gestacional em Portugal. No entanto, existem alguns exemplos de mamãs que decidiram contar a sua história e dos seus bebés em forma de livro.
Há também livros mais gerais sobre o luto e ainda, para quem souber inglês, algumas leituras que recomendamos publicadas em Inglaterra e que podem ser adquiridas online.
Livros sobre perda gestacional: sugestões de Portugal
“Hoje é o dia certo para nascer”, de Carla Sofia Santos
Um relato alucinante, desde a criação de um sonho ao seu descalabro, onde abundam a fé e a esperança em Deus para transpor obstáculos.
Cristina Costa conta-nos a sua história, a de uma Mãe com 4 filhos, dois na Terra e dois no Céu. Proibido Comparar é uma história de morte, de consecutivos lutos, mas também uma história de vida, de relações criadas e amplificadas.
“Os anjos não comem chocolates”, de Andreia Sanches
Os Anjos não Comem Chocolate fala-nos de amor, sofrimento, coragem – e, acima de tudo, da extraordinária capacidade do ser humano de encontrar um sentido para tudo. Até para o impensável.
“Defilhar: Como Viver a Perda de um Filho”, de José Eduardo Rebelo
Biólogo de formação, José Eduardo Rebelo dedicou-se à investigação do tema do luto parental depois de ter perdido a esposa e as duas filhas num acidente de viação. É possível superar a perda de um filho? Através de uma escrita simples, sensível e rigorosa, o autor auxilia-nos numa viagem segura pelo mar encapelado do «defilhar», uma palavra nova que concede uma merecida identidade social aos pais vítimas da perda de uma fatia do seu amanhã.
Livros sobre perda gestacional para crianças (e não só)
“Para onde vão os bebés que não nascem”, de Patrícia Sarmento
Para Onde Vão os Bebés que Não Nascem? lembra-nos de que os adultos também têm muito a aprender com as crianças, sobretudo quando se trata de um tema sensível, que também eles têm dificuldade em compreender.
Livros sobre perda gestacional: Publicados no Brasil
“Como lidar com o luto perinatal”, de Heloísa Salgado e Carla Polido
Este livro em específico é um guia direcionado para profissionais de saúde. Trata-se de um livro urgente, para apoiar profissionais que lidam com o nascimento quando ele vem acompanhado de perto pela morte. Ainda que possa ser lido por qualquer pessoa desejosa de saber mais sobre o tema, Como lidar: luto perinatal foi pensado, especificamente, como uma ferramenta de reflexão destinada a profissionais e instituições de saúde.
Este livro, publicado pelo Instituto do Luto Parental, é a materialização da voz de tantas pessoas que lidam com o luto e que, agora, encontram companhia e conforto – tão pouco presentes nesse processo – para atravessá-lo. Esse caminho não é fácil nem linear. Mas, com informação e vivências, você se sentirá acolhida para ser, sentir e fazer o que lhe é possível diante dessa dor.