Categorias
Gravidez pós-perda

Gravidez após a perda: 3º trimestre

Semana 37

Apoio para uma gravidez depois da perda

Se o seu bebé chegar agora, já não seria considerado prematuro.

Cerca de 95% de bebés estão agora já posicionados de cabeça para baixo. Esta semana ou na próxima, conforme ele se ‘encaixa’ poderá notar que a sua barriga desce.

Se for o caso do seu pequeno ainda não estar nesta posição, ainda há tempo, muitos bebés apenas fazem esta transição na altura do parto.

No entanto, se quiser ‘ajudar’ a companhia Spinning Babies, foca-se no bem-estar das mamãs e bebés e em perceber a posição do seu pequeno e de lhe dar uma ajudinha nesta fase.

Com o fim da gravidez à vista, pode parecer impossível manter-se calma devido à ansiedade desta gravidez depois da perda, independentemente do tempo em que se despediu do seu bebé. Lembre-se de cuidar de si, de abrandar, e levar as coisas um dia de cada vez (por vezes um momento de cada vez). Devagarinho, chegamos lá.

Entretanto, fique a conhecer os sinais de que o seu trabalho de parto está a começar:

  • O seu rolhão mucoso faz uma aparição. Conforme o seu cervix abre em preparação para a chegada do bebé, pode notar um muco gelatinoso que poderá ser pálido ou tingido de sangue. Basicamente é o que mantém o cervix fechado e quando sai é porque coisas estão a começar a acontecer (por vezes sai inteiro, outras vai saindo e, em alguns casos, as mulheres não dão por ele)
  • As águas rebentam. Ao contrário do que se vê nos filmes, pode não ser algo dramático, mas sim um corrimento que não consegue controlar. Por norma, significa que o bebé chegará entre as próximas 24h a 48h. Ligue ao seu obstetra imediatamente se tiverem um cheiro esquisito ou se mecónio (primeiro cocó do bebé) estiver presente.
  • Dores de costas que não vão embora.
  • Vontade de ir à casa de banho. Muitas mães reportam que no início parece que têm muita vontade de defecar sem conseguir. Outras têm diarreia antes do parto. Sabemos que não soa bem, mas é normal e não fique embaraçada!
  • Contrações. Para quem tem dores de período, vão dizer-lhe que são semelhantes (mas em esteroides, claro). Quando estas estiverem separadas por 5 minutos, é sinal de se colocar a caminho (se já não estiver, dependendo de onde mora).

Eu vou tentar apreciar todos os dias da minha gravidez, mesmo que, por vezes, nesses dias haja momentos mais difíceis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.