Categorias
Gravidez pós-perda

Gravidez após a perda: 2º trimestre

Semana 18

Apoio na gravidez após uma perda

A partir desta semana, numa ecografia, o seu médico vai poder, finalmente, ver mais detalhadamente os órgãos do seu pequenininho.

Mais entusiasmante ainda, é que já se vai poder ver se é menino ou menina. Sabemos que para muitos pais, numa gravidez após a perda, não importa o sexo, mas do ponto de vista de vínculo, atribuir um género é, finalmente, quando se percebe que há uma pessoinha a crescer no seu ventre.

A consulta morfológica poderá ser feita a partir desta semana, mas é, por norma, agendada para a vigésima semana. Mas se fosse ver o seu bebé agora, já o veria a bocejar e a soluçar, que é um treino para a respiração quando nascer.

A ecografia morfológica é, para muitos pais, sinónimo de más memórias. Para muitas, esta foi a última consulta em que viram o seu bebé, vivo ou não, infelizmente. Preparar-se para situações como estas e outros gatilhos poderá ser útil. Planear para situações emocionalmente pesadas é uma forma de lidar com a ansiedade. Por exemplo, para uma consulta, pense na situação que lhe causa medo e tente pensar em mecanismos de defesa. Neste caso, trazer alguém reconfortante consigo, ter uma playlist de música que a acalme na sala de espera ou planear um mimo para depois da consulta.

Eu aguento as coisas difíceis. Afinal, já fiz o impossível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.